PREVENÇÃO

Piolho Capilar

O piolho capilar não escolhe sexo, idade nem classe social, assim, todos devem estar atentos. Principalmente quem lida com grupos de crianças e jovens.

Leve isso em conta na prevenção pessoal: Os piolhos também gostam de cabelos limpos, assim, manter os cabelos limpos (seu e de seus filhos) não muda em nada o risco de infestação.

Evite entrar em contato com pessoas infestadas. Não usar de forma coletiva: travesseiros, pentes, bonés, lenços de cabeça, presilhas, capacetes etc.

Se estiver exposto, inspecione a cabeça toda semana à procura de piolhos e lêndeas. Passe o pente fino para retirar as lêndeas, as ninfas e os piolhos.

* DICA: É MUITO MAIS FÁCIL PASSAR O PENTE FINO NOS CABELOS MOLHADOS, DEPOIS DE APLICAR CREME CONDICIONADOR!

Leve em conta na prevenção de um grupo:

O meio mais simples de prevenir o piolho é observar quando as crianças coçam frequentemente a cabeça. Principalmente a nuca e atrás das orelhas. Nesse caso, deve ser iniciado rapidamente o tratamento, antes que os piolhos se espalhem para você ou para os colegas da turma.

Nunca oculte uma infestação: AO CONTRÁRIO – A informação sobre uma ou algumas crianças infestadas deve ser imediatamente passada tanto aos pais como todas as pessoas que tenham contado direto com elas (professores, funcionários do pátio da escola, babás etc). Assim, o caso dos piolhos é combatido enquanto ainda está limitado a algumas crianças, e anda não se espalhou pela escola.

Estimule as pessoas a não ocultarem: Oriente as crianças a se queixarem quando estiverem sentido coceiras ou quaisquer incômodos, tentando deixar claro a elas que isso não é motivo para se envergonhar. É comum, e acontece.

Piolho Pubiano

Para se evitar o chato, é aconselhável o cuidado com locais de uso público, não usar roupas e toalhas de outras pessoas e evitar manter relações com muitos parceiros sexuais.

Assim que os sintomas iniciarem, a pessoa deve procurar um médico e parar com suas relações sexuais evitando a transmissão para seus parceiros. 

   
   

O Piolho | Sintomas | Dificuldades | Prevenção | Tratamento | Artigos Técnicos
Material Educativo | Fotos e Figuras | Dúvidas